domingo, 6 de dezembro de 2009

RELÓGIO DIGITAL COM CONTADORES DE DÉCADA 74162

Esse relógio que vou postar foi o meu projeto final de Eletronia Digital.consiste em um relógio feito com ci's contadores de década (contam 0 a 9) e de portas lógicas "E","OU" e "inversoras" e um "555".

Primeiramente vamos começar com o gerador de frequência com o 555 que terá de gerar aproximadamente uma frequência se 1hz pois essa frequência equivale a 1 pulso por segundo.
Abaixo temos o diagrama do circuito gerador de clock:




Após construirmos o gerador de frequência iremos construir o contador de segundos
nessa etapa necessitaremos dos seguintes materiais:


2-Displays de sete segmentos (ânodo comum)
2-Decodificadores bcd para display sete segmentos(ci-7447)
2-Contadores de década (ci-74162)
1-Ci portas inversoras (ci-7404)
1-Ci portas "E" (ci-7408)
14-Resistores de 330R

Veja a imagem do Circuito:





Atente para a tensão de alimentação que e de 5V,os displays são alimentados com 3v e por isso ha a necessidade dos resistores entre o decodificador e o display:





Devemos tbm atentar para as conexões por onde passam os pulsos que estão em roxo nos pinos 15(RCO) e 2(CLK) pois são nesses pinos que ocorrem as transições de clock.
Para fazer o circuito dos minutos repita exatamente o circuito dos segundos,pois tbm os minutos contam ate 59.Basta interligar os circuitos pegue o sinal do pino 15(RCO)dos segundos e ligue no pino 2(CLK)dos minutos conforme na figura:





Já chegando ao final nos deparamos com a parte mais dificil do projeto fazer o contador contar apenas ate 23 que são as horas,esse foi o grande calvario do projeto e depois de muitas noites sem dormir consegui desvendar o misterio a logica donsiste em montar um circuito logico onde o mesmo identifique o 9,19,23 e faça o circuito zerar os contadores para iniciar um novo ciclo.Observe o circuito logico:




Agora observe o circuito pratico:

(nos proximos dias estarei postando o restante do projeto)

5 comentários:

  1. Ae a hr num dar certo

    Quando chega em 24 o 2 zera e o segundo display continua do 4.

    Alem disso quando chega em 9 ele ja da o clock no proximo

    ResponderExcluir
  2. consegui... me ajudou muito! obrigado

    ResponderExcluir
  3. Preciso montar um pequeno projeto no protoboard de 1 display de 7 segmentos para aparecer letras do meu nome 1 a 1 - LUCIANO - como vc poderia me ajudar tenho que entregar ate o dia 08/10, coloque o seu preço que dependendo faremos negocio.

    ResponderExcluir
  4. meu email: lucianorezende33@hotmail.com

    ResponderExcluir